Avançar para o conteúdo principal

Sinais


Hoje tive a oportunidade de percorrer um caminho novo, que só por si já valeu este texto.
Para quem viaja pela estrada da Samba, a caminho da cidade de Luanda, tem a oportunidade de apreciar da mais alta tecnologia desenvolvida em sinais de trânsito.
Os semáforos no final desta estrada são temporizados. Todos os condutores sabem, com precisão, quantos segundos faltam para o sinal passar a vermelho ou a verde.
O sinal funciona lindamente, nenhuma luz fundida, tem todas as cores, elas acendem uma de cada vez, nada de misturas, e está numa posição estratégica para que todos os condutores consigam visualizar, mesmo a longa distância.
Tudo parece perfeito demais. Tão perfeito, que não poderia ficar assim.
A cerca de 10 metros do sinal temos um Polícia. Por si só, estar um Polícia onde quer que seja, já é sinal de perigo. Ao pé de um sinal de trânsito a situação avizinha-se ainda mais perigosa.
Este senhor, está ali simplesmente para contradizer toda a informação minuciosa e precisa, que o nosso amigo sinal de trânsito tem para nos dizer.
O sinal está verde, ele manda os condutores pararem. Se está vermelho ele manda os condutores avançarem.
Ao que parece, o motivo é pelo simples facto de que o Policia consegue “escoar” melhor o trânsito do que o nosso amigo sinal.
Com a sua capacidade de raciocínio, que lamentavelmente o sinal não tem, avalia a situação em cada momento e de uma forma muito eficaz actua na tentativa de resolver o trânsito intenso.
Realmente, tudo parece ter pernas para andar.
A chatice é que a malta, na minha opinião estupidamente, não sabe, ou por vezes não repara, quem é que na verdade está ali a ditar as regras. Parece simples a meu ver…onde está um Polícia, sem duvida que é ele que manda. Então a situação fica um caos e ninguém sabe o que fazer.
O raciocínio das pessoas anda à volta disto: “O sinal está vermelho vamos parar. É pá, mas está ali um Policia a mandar avançar. Mas o sinal continua vermelho. Olha, ao que parece, o policia está dizer que o sinal tem a mania que manda… mas espera que o sinal está vermelho e é muito maior que o policia! É pá mas o gajo está com o apito na boca, com um ar ameaçador e a fazer gestos frenéticos como que a modos zangado com a situação!”

Eu continuo na minha, existem mísseis que andam por aí à boa vida e se calhar já era hora de por esses meninos a fazer qualquer coisa.

Comentários

  1. Epá eu sei muito bem onde colocava pelo menos meia duzia desses meninos... mas depois lá se ia o chuva lenta pró boneco...

    ResponderEliminar
  2. Isso lembra-me os documentários que passaram na RTP2 na 5ª e 6ª feira passadas, dedicados a Angola. Vi apenas a parte final de cada um deles, mas gostei particularmente do de 6ª feira "É DREDA SER ANGOLANO" (http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=26064&e_id=&c_id=8&dif=tv), com uma prespectiva humurística da vida em Luanda. Só para destacar a cena final em que se vê o processo de "gasosamento" a um polícia, enquanto outra mulher polícia convive alegremente dentro de uma "Iasse" com o candongueiro que anteriormente ia "multar". E termina dizendo "se tivesse sido a um branco ainda era mais engraçado...". Muito bom!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

É desta!

É verdade, chegou ao fim e será para todos nós um grande alívio. Este Blogue começou em Angola, pelo facto de estar longe da minha terra e pela necessidade de exprimir o que me ia na alma. Já se passaram 4 anos, nunca eu pensei que estaria cá tanto tempo, e para mim, não faz mais sentido continuar. Tudo o que começa a ser forçado é o primeiro indício de que tem que acabar. E acaba. Só me resta agradecer a todos os que gostaram de aqui estar, e agredeço também aos que não gostaram - Como na morte, a despedida deve ser sempre camuflada pelo sentimento nobre. Obrigado a todos e encontramo-nos por aí!

Sexta-feira 13

É engraçado constatar que a maioria das pessoas não é supersticiosa: “Eu não acredito nada nessas coisas” Hoje é sexta-feira 13 e foram poucas as pessoas, emigradas em Angola, que arriscaram marcar a viagem para ir de férias neste dia. Por curiosidade, ontem fiz Check in de um colega corajoso que ia viajar precisamente hoje. Todas as filas já estavam praticamente ocupadas, menos a fila 13 ! Realmente era demasiado macabro ir numa sexta-feira 13 e ainda por cima ter a coragem de marcar a viagem na fila 13. Nem uma unica pessoa tinha marcado lugar nesta fila. Como se desse azar. Tem toda a lógica. Todas as outras filas vão viajar tranquilamente, mas a 13 não vai ter descanso. Eu sinceramente também não acredito nessas coisas. Ser ou não ser sexta-feira 13 é-me completamente indiferente. Dá-me é azar, mas de resto…

OLÉ