Avançar para o conteúdo principal

COMEÇA A TRAULITADA - ÁMEN

Há hotéis a pedir quinhentos a mil euros por noite e por muito que se acredite, a fé não pode estar em todo o lado - nestes casos a mesma é substituída por uma fezada de todo o tamanho para os cofres destes meninos.



Os peregrinos já se puseram ao caminho e os delatores anunciam que já começou a traulitada. Vão-se sugerindo aos caminhantes que o façam de noite e usem coletes reflectores. Não há fé que resista a um atropelamento e nada seria mais injusto que isso. Tudo bem que é preciso acreditar, mas ser varrido numa altura em que, com enorme esforço, cumprimos uma promessa não deve ser fácil de digerir (caso tenhamos ficados vivos). Pede-se por isso a todos – condutores e peregrinos – os olhos bem abertos e deixem, pelo menos até chegarem aos vossos destinos, as rezas e promessas de lado. A atenção deve, e tem, que ser sempre máxima. Há pessoas que vêm de bastante longe e é de louvar o sacrifício por algo que supostamente não existe - não nas promessas ou no próprio Papa que esse, eu sei, que está ali rijo e manda, de vez em quando, umas farpas bem engraçadas, mas o que não existe é bom senso nestas alturas.

Cada um acredita no que quiser, não estou aqui a julgar isso, mas eu próprio já fui a Fátima. A minha mãe pediu para eu acender uma vela por ela e por cada membro da família. A minha prima pediu para por uma vela pelo nosso primo que andava metido em maus caminhos. A minha vizinha implorou que eu pusesse uma das velas maiores e a deixasse arder num cantinho em honra do seu falecido Pai. Só em velas eu gastei um balúrdio. Não sei qual é o preço da cera, mas bem dita a hora em que nenhum meio de transporte se locomove com este material.

Os delatores não se ficaram por aqui e denunciaram os preços astronómicos das estadias com a vinda do Papa. Há hotéis a pedir quinhentos a mil euros por noite e por muito que se acredite, a fé não pode estar em todo o lado - nestes casos a mesma é substituída por uma fezada de todo o tamanho para os cofres destes meninos. O negócio dos apetrechos rapidamente se pôs também a caminho, e aqui sem quaisquer coletes reflectores porque assim podíamos identificar os bandidos, existe uma panóplia de «Nossas Senhoras.» Temos desde saca-rolhas a guarda-chuvas e não há nada que não se venda.

Na minha ida a Fátima, quando eu caminhava para conhecer o Santuário, uma Senhora de meia-idade, sem me dizer uma única palavra, colou-me um autocolante no peito, ainda por cima junto ao coração, e no meio de umas preces pouco perceptíveis exigiu quatro euros em benefício de uma caridade que não seria mais nenhuma do que o seu próprio proveito. Eu bem lhe disse que havia um segredo de Fátima que poucos conheciam: Nossa Senhora era dotada de um raio fulminante que elegia, todos os meses, os cinco piores impostores para lhes rachar a pinha ao meio. Ficou pouco impressionada com tamanha revelação porque de imediato colou mais dois autocolantes num casal que por ali passava e, nitidamente, um deles estava fragilizado: Caminhava de joelhos e naquele momento negar quatro euros a quem lhe vem pedir ajuda não deve ser fácil. Até porque todos nós estamos a ser vigiados pelas nossas acções e mesmo de joelhos sacou da carteira e ajudou a pobre e impostora mulher. Segui o meu caminho com a fé a esmorecer um bocadinho, confesso, mas não podia que tais acontecimentos mundanos, por mais fraudulentos que fossem, abalassem a minha crença e convicção. Não passaram mais do que quinze minutos até que avistasse uma idosa a chorar copiosamente. Não me aproximei de imediato não fosse a desgraçada da velha ser mais uma burla com uma engenhoca engendrada. Mas não, a pobre Velhota só pedia saúde e sorte para os seus netos. Não sei a quem é que ela pediu, mas pelo menos na saúde se eles seguirem os conselhos do Dr. Manuel Pinto Coelho será meio caminho andado para que eles cresçam fortes e vigorosos. Ele bem avisa que o açúcar é um veneno e por muita fé que se tenha convém, a todos, começar a pô-lo de lado. Eu sei que há doces e bolos óptimos mas Nossa Senhora não pode estar em todo o lado (acho eu).

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

CURTA METRAGEM - TRAILER

Aqui fica o Trailer da próxima Curta-metragem. A estreia está para breve e somente condicionada por verbas em falta de patrocinadores. Esperemos que honrem os seus compromissos e que possamos finalizar esta Curta Metragem. Espero que gostem. http://seguesoma.blogspot.com/

Não tem outro nome, é: FUTEBOL!

Sei que é um tema que não interessa a muita gente, mas tenho que confessar: Sou um amante do futebol. E ser um amante do futebol não é só ver 22 malucos atrás de uma bola. Há muitas coisas, para além desta adjectivação, que me fascinam neste grande modalidade. Como por exemplo: - As altas pressões que aqueles atletas, com pouca experiência de vida, são sujeitos. Com estádios cheios e almas carentes de descarregar as suas energias negativas; - O estudo exaustivo e obrigatório da equipa adversária e a consequente estratégia de “batalha” que implementam para ganhar a “guerra”; - A capacidade de liderança dos treinadores que são obrigados a se desmultiplicarem, cada vez mais, para serem competentes: Líderes, amigos, conselheiros, gestores de uma imensidão de recursos humanos, estrategas, comunicadores, etc etc - A dança maravilhosa e hipnotizadora de cada equipa, para quem tem o privilégio de ver um jogo no estádio; - A euforia do golo; - A paixão, inquestionável, de um adepto; - As confer

VAMOS ABATER PESSOAS?

Q uase 12 mil cães e gatos foram abatidos durante o ano de 2017. Acho interessante esta medida de forma a controlar estes animais vadios ou, e sendo mais justo para com eles, que foram abandonados. Tenho pena que esta medida não possa transitar para outros patamares. Todos sabemos que existem umas quantas pessoas que mereciam falecer, e esperar que lhes aconteça algum acidente ou que apanhem uma doença fulminante não é de todo motivador para todos nós. Por isso termos a hipótese de por fim à vida a quem nos incomoda parece-me genial. Poderíamos começar pelas, e dando a primazia a quem foi o rastilho e principiou este projecto, criaturas que se fartaram de ter os seus animais de estimação e resolveram esta equação de uma forma muito simples: pô-los fora de casa para que aprendessem como a vida é complicada quando temos alguém com consciência e que tem a bondade de nos ensinar que afinal a vida não é só comer, dormir e passear. Estes seriam, e com todo o mérito, os primeiros da lista.