Grande reportagem ontem na TVI - Quem diria que este canal ainda iria dar grandes reportagens.
Chamada de “Geração adiada” foi na verdade uma reportagem efectiva. Os protagonistas eram jovens entre os 24 e 35 anos que foram sustentados pelos Pais, para que pudessem estudar e serem hoje em dia a geração mais habilitada de sempre - Canudos no sótão, empoeirados, e a profissão passava por de tudo um pouco, menos por aquilo a que estavam realmente habilitados.
Vimos alguns casos de emigração que, diga-se de passagem, são aqueles que mais me comovem, pelo simples facto de tudo o que existe, deixa-o de o ser. Podem considerar uma sorte imensa de crescimento, uma oportunidade, uma aventura, mas tudo não passa de um empurrão bem grande de Políticos incompetentes, ladrões sem precedentes e uns quantos abutres que ainda fustigam qualquer esperança de crescimento.
A emigração, na sua maioria, não é um desejo mas sim uma obrigação. E tudo fica para trás – Amigos, Família a nossa liberdade. Não são fotos no Facebook com os pés na água, uma cerveja na mão e um sorriso que alimenta a inveja de qualquer um, que vão dizer que os emigrantes estão bem melhor do que quem não tem emprego ou que ganha pouco… terão certamente mais dinheiro e isso, por si só, já merece uma oração de agradecimento.
Claro está que a Geração que teima em nos segurar do precipício e que merece todo o nosso respeito é a geração dos nossos Pais. Têm lutado uma vida inteira e ainda assim precisam de dar ânimo a uma geração que tem tudo e mesmo assim se vê sem nada!
Comentários
Enviar um comentário