Avançar para o conteúdo principal

Finalmente, valeu a pena!

Sim Senhor, correu bem ontem a greve geral. Alerto para o magnifico trabalho do jornalista da RTP, que por culpa própria não me lembro o nome, mas que respondia assim à seguinte pergunta da redacção :


- Como é que foi trabalhar nessas condições de tumulto?

- Olha, não foi fácil, porque às tantas não sabíamos onde nos devíamos posicionar. Atrás da Policia de choque era perigoso, porque os manifestantes estava a arremessar pedras, e posso dizer que uma delas caiu mesmo ao nosso lado, tinha cerca de 10 cm de diâmetro e passámos por momentos de verdadeira aflição e agonia. Perante isto, tentámos estar mais perto dos manifestantes e colocámo-nos por trás destes, mas as investidas da Policia eram repentinas, o que nos dificultou, de sobremaneira, a nossa tarefa. Tendo, inclusive, numa das vezes, eu que puxar o nosso operador de câmara pelos colarinhos porque já estava caído e a levar bastonadas da Policia, que não teve a decência de distinguir quem estava ali a cumprir a sua função. Quem estava ali, como eles, para trabalhar!

Esta discrição de perigo continuou de uma forma dramática, como se o homem estivesse no meio do conflito Israelo-Palestino. Mas não querendo manchar, o que já de si é um borrão completo, avancemos com a perspicácia deste verdadeiro Super-herói das Greves que não fazendo por menos, e no meio deste cenário horrorizante, salta de microfone em riste, para ouvir um cidadão, de seu nome Joaquim Almeida, que tem 76 anos, é reformado e mostra a sabedoria própria de quem cá anda há muitos anos:

- Olhe, eu para mim tenho… como bem, bebo bem. Quem desperdiçou que não tivesse desperdiçado!

Na verdade não era o que o simpático jornalista queria ouvir, e rapidamente passou para o cidadão seguinte. Agora sim, a Dona Maria Arlete desempregada e com 3 filhos para criar, prometia dar o drama que a reportagem precisava:

- O que é que está a espera que eu lhe diga… isto é sempre os mesmos a roubar e o povo é que se lixa! Eu posso-lhe dizer que tenho o meu Pai hospitalizado, que ganha uma reforma miserável, o meu marido pisgou-se para o Estrangeiro e nem um tostão manda para a família… - estava a correr bem demais para eu aguentar, e parece que de prepósito carrego, sem querer, no botão do comando e salta-me para o rectângulo mágico esse grande guru das Greves, líder da CGTP, de seu nome Arménio Carlos, que pelo nome mostra logo que não anda aqui a brincar, e perante esta adesão, com um ar demoníaco, tal vampiro que acabou de sugar uma dezena de vitimas, sintetiza de uma forma clara o que é importante:

- Foi uma greve geral com uma adesão na ordem dos 80 a 90 % o que mostra que o Povo está com a CGTP, e está consequentemente contra a pouca vergonha desta Governação.

Não precisava de ouvir mais nada. Já valeu a pena … finalmente alguém com consciência e lucidez aponta-me o caminho a seguir!

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

CURTA METRAGEM - TRAILER

Aqui fica o Trailer da próxima Curta-metragem. A estreia está para breve e somente condicionada por verbas em falta de patrocinadores. Esperemos que honrem os seus compromissos e que possamos finalizar esta Curta Metragem. Espero que gostem. http://seguesoma.blogspot.com/

Não tem outro nome, é: FUTEBOL!

Sei que é um tema que não interessa a muita gente, mas tenho que confessar: Sou um amante do futebol. E ser um amante do futebol não é só ver 22 malucos atrás de uma bola. Há muitas coisas, para além desta adjectivação, que me fascinam neste grande modalidade. Como por exemplo: - As altas pressões que aqueles atletas, com pouca experiência de vida, são sujeitos. Com estádios cheios e almas carentes de descarregar as suas energias negativas; - O estudo exaustivo e obrigatório da equipa adversária e a consequente estratégia de “batalha” que implementam para ganhar a “guerra”; - A capacidade de liderança dos treinadores que são obrigados a se desmultiplicarem, cada vez mais, para serem competentes: Líderes, amigos, conselheiros, gestores de uma imensidão de recursos humanos, estrategas, comunicadores, etc etc - A dança maravilhosa e hipnotizadora de cada equipa, para quem tem o privilégio de ver um jogo no estádio; - A euforia do golo; - A paixão, inquestionável, de um adepto; - As confer

VAMOS ABATER PESSOAS?

Q uase 12 mil cães e gatos foram abatidos durante o ano de 2017. Acho interessante esta medida de forma a controlar estes animais vadios ou, e sendo mais justo para com eles, que foram abandonados. Tenho pena que esta medida não possa transitar para outros patamares. Todos sabemos que existem umas quantas pessoas que mereciam falecer, e esperar que lhes aconteça algum acidente ou que apanhem uma doença fulminante não é de todo motivador para todos nós. Por isso termos a hipótese de por fim à vida a quem nos incomoda parece-me genial. Poderíamos começar pelas, e dando a primazia a quem foi o rastilho e principiou este projecto, criaturas que se fartaram de ter os seus animais de estimação e resolveram esta equação de uma forma muito simples: pô-los fora de casa para que aprendessem como a vida é complicada quando temos alguém com consciência e que tem a bondade de nos ensinar que afinal a vida não é só comer, dormir e passear. Estes seriam, e com todo o mérito, os primeiros da lista.