Pobres coitados a esfalfarem-se todos e a terem que segurar uma lâmpada a ferver, horas a fio, e aquele completamente indiferente. E a cara de felicidade, daqueles desgraçados, quando o dia começa a nascer?
É hora de descansar e curar as queimaduras que a próxima noite ainda vai ser mais longa. O inverno é cada vez mais profundo e as noites mais frias. Atenção que isto acontece há muitos anos, não é de agora. Que testemunhe o mendigo Jacinto que à conta das drogas foi jogado para a rua e para que ninguém se aperceba, ainda mais, da sua miséria dorme todos os dias junto a este patife sem luz. São cúmplices, no fundo, do que é o joguete da vida - Ao mínimo erro podes definhar ou podes repetir o mesmo erro toda a vida que ninguém se vai importar.
O Jacinto é dos persistentes e já tem o cérebro todo toldado. Dos únicos assuntos que lhe arrancas uma palavra é sobre o Benfica ou sobre defecação ao ar livre. Que no fundo, cá para nós, é a mesma coisa. Do resto nada é importante. Desde que esteja toldado é o que interessa. Por isso não lhe posso exigir que não durma com o inimigo. Mas a todos os outros apelo que estejam atentos. Não permitam isto na vida, pelo menos nas outras: Não fazer nada enquanto os outros trabalham!