Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2010

Pulgas

Muitas pessoas se cruzam na nossa vida e cada uma deixa a sua marca. Seja pequena ou grande. Seja sincera ou interesseira. Seja discreta mas valiosa ou vincada mas insignificante. Todas com a sua importância. Eu tenho a sorte de ter o meu bem mais precioso. Essa pessoa, independentemente de qual seja o desfecho final, deu-me vida. O meu guia, a minha luz, a minha verdade. Momentos, muitos. Os bons, guardo-os todos na caixinha junto ao peito. Os maus? Foi nesses que me apoiou, como ninguém jamais o faria. És tu.

António

Muita coisa se poderia dizer sobre António Feio. Apenas cito aquilo que é a essência da vida : "Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros! Apreciem cada momento! Agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer!" António Feio (1954 - 2010) És grande.

Fraco

É dos vícios mais estúpidos que existem. FUMAR MATA. Quem não sabe? Continuo a fumar e os anos continuam a passar. “Pode ser que a mim não me faça mal” O meu subconsciente sempre foi bom em probabilidades. A vontade faz girar o mundo e não há nenhuma que largue este vício. “Posso morrer ao virar a esquina. Posso morrer quando estiver a dormir.” Lá está ele, sempre sábio. Mais sábios serão os Putos que souberem ler.

Abraço

Todos se desiludem com algumas amizades. Todos esperam mais do amigo. Todos se preocupam com a falta de atenção nos momentos menos bons. Eu tenho o segredo para as vossas desilusões. Foram anos e anos de estudo intensivo. O truque para não se desiludirem é conhecerem os vossos amigos. Esperarem deles, tão e somente, aquilo que eles vos podem oferecer. “Aquele gajo nunca me telefona… tenho que ser sempre eu a tomar a iniciativa” Lá está. Não vale a pena. Ele é mesmo assim. Por mais triste que vos possa parecer, ele não vai mudar. Pelo menos por iniciativa própria. Depois de levar a “rebocada”, se calhar vai ligar uma vez ou outra. E o que eu posso dar? O que posso fazer por eles? “ Mas eles não fazem nem metade daquilo que eu faço por eles” Se pensares assim… não faças mais nada. Pelo menos por mim.

Sensação

Como eu sou boa pessoa, ontem não vos escrevi nada. A uma segunda-feira, que por si só já é penosa, achei por bem não massacrar ainda mais. A despedida do Paulinho na praia de Sangano correu às mil maravilhas. Ontem andavam todos a balões de oxigénio, sinalizando a pouca quantidade de sangue que cada um tinha no álcool. A reportagem virá mais à frente, prevejo eu, num futuro não muito longínquo. A falar em reportagens, e esta frase é inteiramente uma justificação ao meu amigo Gio, a do Parapente não está esquecida e prevejo que num futuro, não tão próximo como a despedida do Paulinho, irá surgir um dos melhores documentários de toda a história do Parapente. Não faço por menos. Sempre fui muito exigente comigo próprio. Para seguir a mesma linha de raciocínio, o Sporting ganhou o torneio de Nova York Football. Tenho a ligeira sensação que este ano vamos ganhar tudo o que há para ganhar. Vá lá que é só uma ligeira sensação.

Brocas

Ainda não vos falei do Brocas. Brocas é um dos elementos da Quinta das Celebridades. Chegou a Angola à cerda de 10 meses, mais coisa menos coisa. Brocas, como devem imaginar é a alcunha dele. Chama-se Filipe e fuma Brocas como ninguém. Mas não é daquelas com substância, por pena de alguns que andam, como dizem os mais velhos, metidos na Passa! Frequentemente as pessoas vão ter com ele a pensar que o homem tem alguma coisa para dispensar. Mas não, o Rapaz fuma mesmo é tabaco de enrolar. Brocas é o meu único adversário no Pro Evolution Soccer. Mas na realidade ainda é muito fraquinho. Mesmo ontem levou mais uma abada daquelas. Recomendo que visitem o Blog deste companheiro : Blog do Zé : http://velhacaracoleta.blogspot.com/ Como o próprio apelidou, é um Blog de coisas boas… boa onda! Em jeito de despedida, vos deixo com mais uns quantos Blogs que valem a pena serem vistos, em vez de andarem a perder tempo nesta miséria de palavras que para aqui vos escrevo: Corpo Dormente : http://corpod

Parabéns Isabel !

Não podia deixar passar o aniversário de uma amiga. Uma pessoa que gosto de estar e que me identifico bastante. Muita Palhaçada. Um grande abraço (não gosta de beijos)

FRANGO

Todos os guarda-redes dão os seus frangos. Uns mais que outros, mas todos acabam por dar o seu. Aqui em Angola, a palavra “Frango” ganha outro significado. Faz parte do dia-a-dia. Frango e frango e ainda mais frango. Ontem, fomos descobrir na Família da quinta das Celebridades, casa onde estou a viver, um especialista em Frango. O nome do Prato é “Frango à Peças” . Não, não é Frango às Peças. É mesmo assim como eu escrevi. Vitinha, saca das suas qualidades escondidas, que ninguém imaginava que as poderia ter, e faz um Frango no forno com um molho divinal. Utiliza o modo “GRILL” do forno e pontualmente vai regando o Frango com o molho feito à parte. O molho é feito com : Azeite; bastante alho; um bocado de margarina; sumo de limão; uma folha de louro; um pouco de cerveja; pimento cortado aos bocados bem fininhos, só para dar gosto; um pouco de gindungo (picante) e uma pitada de caldo Knorr. Para além deste prato delicioso, o Vitinha não se ficou por aqui. A seguir vinha a sobremesa. Bat

Em jeito de despedida.

Acordei que nem posso. Então não é que hoje estou que nem um maluco para trabalhar ! É verdade. Com uma vontade de girar o mundo e voltar a girar. Hoje sinto-me com a força de três Hércules na idade média de vida. Está confirmado. Dia 30 deste mês, que vos morde os calcanhares, é o último dia do grande amigo Paulo Romano em Angola. O ciclo acabou. Custa sempre. Para ele e para os que o rodeiam. Acredito que ele fez a melhor escolha para a vida dele. Foram 2 anos de grande intensidade que jamais se apagarão da memória de qualquer um de nós. A festa de despedida é já este Sábado. Alugámos três casa na praia, em Sangano, e tudo indica que na segunda-feira vamos andar a balões. Mas é por uma boa causa. Estamos juntos.

Parabéns PAI !

Tudo começou a 21 de Julho de 1941. O meu Avô “pega” na minha Avó, e atrás das estevas, toma lá disto. Assim nasce um senhor chamado: João da Silva Caraça Que faz hoje, precisamente, 69 anos. Idade bonita. Não entrem em trocadilhos. Respeito que é o meu Pai. Um homem forte, inteligente, generoso, atencioso. Um amigo. No fundo, um orgulho imenso de ser o meu Pai. Ainda assim, a melhor maneira que eu tenho para o definir, é a seguinte: É do SPORTING. Acho que logo aí, não é preciso acrescentar muito mais. As outras qualidades estão obrigatoriamente ligadas a esta condição. MUITOS PARABÉNS e obrigado por tudo.

Lagosta

Já provaram lagosta grelhada ? E com molho de manteiga e limão ? É de uma coisa ! Digo isto, porque ontem comi, outra vez, peixe cozido com batatas. Todos os dias tenho que cozinhar. Como o meu “companheiro” de refeições não sabe fritar um ovo, cabe-me a mim tentar fazer qualquer coisa combustível. E não é que por vezes consigo ! O Vitinha não sabe fritar um ovo, mas verdade seja dita, faz uns bifes grelhados que é de comer e chorar por mais. Hoje vamos comer arroz de tamboril. No restaurante. Claro.

Ser Pai.

Cada um é livre para dar a educação que bem entende aos seus filhos. Ninguém tem a fórmula certa de como se deve educar uma criança. Existem é limites mínimos de obrigatoriedade. Acompanhamento, amor, paciência. Muita paciência. Paciência. Ainda mais paciência. Ser pai é querer saber. É cuidar. Eu não sou Pai. Ainda não tenho Paciência. Mas ser Pai é ser bem mais daquilo que tu és. É ter paciência. Isso eu sei. O meu Pai. Esse sim é um Pai. A minha Mãe ? A sorte de ter a melhor.

30

Hoje escrevo em protesto. Sou contra a obrigatoriedade de se trabalhar. As segundas são depressivas. Qualquer ser humano, por muito mau que seja, não merece este dia. Tantas manifestações se fazem, muitas delas sem cabimento, e ninguém se lembra de protestar contra este dia enfermo. Um dia triste, para mim e mais uns quantos, está a chegar. Dia 30 de Julho não me vai saber bem. Vai ser triste mas a vida é feita de ciclos. Mais um se fecha e outros se abrirão. Mas vai ser triste.

Eu e a minha demência

Demência - Que chatice, que aborrecimento… Eu - Vai à praia à noite, caminha sobre a areia e sente o sal até aos tornozelos. Ou então vai dar uma volta, não planeis o lugar, não leves mapa. Demência – Não me apetece, queria outra coisa. Eu – o que é que querias? Demência – Não sei. Eu – Um deserto imenso e um baralho de cartas para te entreteres?

Cajado

O que é isto de mudar de vida? Que desejo é este que todos nós temos e que teimamos em querer uma outra vida, que não a que temos neste momento. Que vida queremos? “Aproveitar ao máximo!” Gritam alguns com a sua adrenalina depressiva. Poderei eu aproveitar a vida sentado no meu sofá e a ver um bom filme? Ou não é nada disto? Que vantagens terei em mudar a rotina de um rebanho de ovelhas? Quero outro rebanho. Pastar em segurança não é o que eu quero. Pasto a pasta todos os dias – diz o executivo. Pasto e repasto e nunca gosto do meu rasto – diz o aventureiro. Eu não pasto – penso para mim assustado. Tu pastas? Todos pastam. Quem é o pastor ? Serás tu ?

Pessoas com cabeça grande sofrem menos efeitos de demência

"Estudo revela que portadores de Alzheimer com crânios maiores tinham melhor raciocínio e memória" Sempre fui gozado e humilhado por ter a cabeça grande, mas este estudo deixa-me bastante mais tranquilo. Ainda bem que existem pessoas prontas a investigar este tipo de assuntos. Outra coisa que eu gosto realmente de apreciar é o conteúdo cultural e educativo das nossas revistas. Isto não é impressionante, meus Senhores. Isto é demência A revista FLASH, até diz que fez uma investigação exaustiva sobre o assunto. Ainda bem que sim. O inacreditável é que tudo isto VENDE. Eles conseguem vender estas notícias. O povo está interessado em saber: a verdadeira história desta criança; quantas namoradas tem o Ronaldo; quantos peidos ele dá por dia; se gosta de pataniscas de bacalhau! Andam muitas cabeças pequenas por aí. Só pode.

Amigos

Estamos na melhor fase do ano para qualquer pessoa e em especial para os emigrantes. As férias aproximam-se e o sentimento de regresso à terra que nos viu nascer é qualquer de inexplicável. Podiam vocês dizer – Então se é inexplicável, porque é que estás a falar disso ? Falo por uma simples razão: Todas as vezes que chego ao aeroporto tenho a esperança de ter uma excursão de amigos à minha espera. Com cartazes a desejar as boas vindas, do tipo : Portugal sem ti é o mesmo que o Sporting sem o João Moutinho. Na realidade acabo sempre por apanhar um táxi e a minha frustração é colmatada com o telefonema da minha mãe – então filho já chegaste? a mãe está no Algarve mas deixou uma sopinha no frigorifico para tu comeres. Nunca fui rapaz de fazer muitas amizades. Desde pequenino, que gostava mais de ver o meu triciclo encostado num canto esquecido, do que nas mãos de outra criança. Em jeito de conclusão queria deixar uma palavrinha a todos aqueles que me AMAM: .

Segundas

São tantas as Segundas-feiras que nos chateiam a vida. Esta é mais uma. Certamente quando tiver uma filha não lhe vou chamar segunda. E se eu pegasse na coragem que me falta e fizesse a viagem da minha vida ? Estas segundas, para além de serem umas chatas também gostam de alucinar... ou não!

Homem ou Corno ?

Hoje é sexta-feira. Grande dedução! Em Angola é considerado o dia do Homem. Claro, é considerado, lá está, pelos homens. Muita cerveja e dia de borga. As mulheres consideram o dia do CORNO: Enquanto os maridos andam nos copos, elas aproveitam essa folga para darem uma voltinha no carrossel. Só eu para vos dar cultura da boa. Não precisam de agradecer. Sou mesmo assim: Generoso e um mãos largas.

Porcaria dos alimentos e das poeiras

Papás não fiquem assustados com o que vou dizer. Já foi há muito tempo e não vos contei para não ficarem preocupados. Já fiquei internado aqui em Angola. Motivo : não se sabe ! Análises : com anomalias, segundo eles, inespecíficas! Tudo começou com uma dores de cabeça, que cada vez eram mais fortes e frequentes. Como já vos expliquei em textos anteriores, eu sou Hipocondríaco e qualquer borbulha que fique mais vermelha corro logo para o hospital. Não vá eu ter ali uma doença incurável. Desta vez não foi diferente e lá fui eu para a clínica Sagrada Esperança. Fui a uma médica de clínica geral. Analisou-me a pulsação, a tensão e auscultou-me. Tudo normal, sem razão para desconfiar. À primeira vista, tudo estava bem. Mas como acontece com qualquer médico profissional, era preciso aprofundar o caso. Fui reencaminhado a um Neurologista. Tudo parecia correr dentro da normalidade: Deu-me com um martelinho nos joelhos para ver os reflexos; fechei os olhos e com o dedo indicador toquei no nariz

Estás aí ?

Eu sei que cada vez mais o umbigo é o centro do Universo. Mas se eu te pedisse ajuda, o que é que tu fazias ?

Pés no chão

No outro dia desfolhei, a minha tentativa de tornar um pequeno caderno em diário. Não passou disso mesmo, duma tentativa. Seria o meu diário de Angola, que de inicio parecia ter todo o fulgor para vingar, mas que mais tarde voltou à realidade do simples e insignificante caderno ! Isto para vos explicar que o ser humano, na verdade, tem a capacidade de se adaptar a quase tudo o que o rodeia. De inicio escrevi como se tivesse medo de perder cada momento, cada situação estranha, cada episódio. Notei essa necessidade espontânea de captar o momento, quando a mulher do meu colega e amigo, embora ele insista em dizer que não o é, Saragaço visitou Angola. De máquina em punho, era ver a Vera a tirar fotos a tudo o que mexia: “isto é incrível, xiii olha para aquele gajo a subir ao poste de electricidade com uma cerveja na mão !; aiii olha-me aquele bêbado a dar porrada no outro; ena pá o barco ia indo ao fundo quando fomos para a praia do Mussulo; então o policia está a pedir que lhe dêem dinhei

E a cidade mais cara do mundo é ...

Meus amigos eu sei que estão fartos de ver neste Blogue parvoíce e estupidez. A partir de hoje as coisas vão mudar. Fica a promessa, de um homem sem palavra, que haverá mais entrevistas de rua e vídeos hilariantes. Como também nos preocupamos com a vertente cultural e informativa, aqui fica um estudo, feito pela consultora MERCER deveras extraordinário e que eu já desconfiava. Aqui o menino tem o “privilégio” de morar na cidade mais cara do mundo. Qual Nova Iorque, Bruxelas e afins ! É extraordinário ...onde a miséria predomina, conseguem ter o custo de vida mais caro do planeta ! "E a cidade mais cara do mundo é... Luanda ultrapassou Tóquio e lidera a tabela das cidades com maior custo de vida. Lisboa ocupa a 72ª posição Luanda é a cidade mais cara do Mundo. A capital de Angola destronou Tóquio, que está na segunda posição, no ranking das cidades com maior custo de vida, segundo um estudo divulgado esta terça-feira pela consultora Mercer. Lisboa ocupa o 72º lugar, mas é mais caro

104 anos de : ESFORÇO, DEVOÇÃO, DEDICAÇÃO E GLÓRIA!