Avançar para o conteúdo principal

Do estúpido ao masoquista

Faz hoje, precisamente, um ano e meio que parti de Portugal para conhecer a vida de emigrante.
Sem me alongar muito, porque não à paciência para tanta letra junta, posso dizer que o saldo é positivo.
Faltam precisamente 4 dias, para fazer mais uma visita à Tuga.
Das melhores sensações que tive na vida, uma delas, é sem dúvida, quando saímos do Aeroporto de Lisboa.
Aquele instante, em que já temos a mala de porão e a passo acelerado nos encaminhamos para a saída. É qualquer coisa de FENOMENAL!
Mais fenomenal ainda, é quando um funcionário do Aeroporto se lembra de ver a tua mala.
- Podia abrir a sua mala se faz o favor ?
- Com certeza ! – Disse eu, com a voz mais simpática que tinha para o momento.

Só se pode levar 2 volumes de tabaco, eu não sabia e levei 3 !
Como cada maço de tabaco aqui em Luanda é cerca de 1 Euro, todos aproveitam esse facto. Se calhar muitos, de forma abusiva.

- Então o Sr. não sabe que não pode trazer mais de 2 volumes ?
- Se soubesse não trazia 3 ! – A boa educação começou a fugir-me.
- Vou ter que chamar o meu superior, para resolver esta situação.

Passados 20 minutos, lá vem o superior com ar, lá está de superior, e imaginei eu que não viesse para simplificar as coisas.

- Isto é para consumo ou é para outro propósito?

Saltou-me a tampa.

- Não é para fumar, não senhor. Eu normalmente utilizo os cigarros para tempero, ou então, que também é muito bom, para ambientador!
Amigo, eu estou emigrado em Angola, e à cerca 5 meses que não venho a Portugal. Você sabe o que é isso ? Pergunta-me se o volume que trago a mais tem outro propósito que não o consumo. Eu estou ansioso por poder chegar ao pé da minha família e amigos. Que resposta simpática eu lhe posso dar ? Se quiser ficar com o volume, esteja à vontade.

Olhou para mim, tentou articular algumas palavras, e como qualquer pessoa com o mínimo de bom senso, deixou-me sair sem fazer mais perguntas e com os 3 volumes.
A cor da minha mala de viagem é amarela.
Isto se calhar justifica alguma coisa.
Desta vez só levo 2 volumes.
Conto os dias para poder chegar a Lisboa.
Até ao meu regresso, fica a promessa que ninguém escreverá aqui nenhum texto.
O que é mau para os masoquistas que teimam em ler todos os Post!
Obrigado a todos (os masoquistas, claro)

Comentários

Enviar um comentário

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

É desta!

É verdade, chegou ao fim e será para todos nós um grande alívio. Este Blogue começou em Angola, pelo facto de estar longe da minha terra e pela necessidade de exprimir o que me ia na alma. Já se passaram 4 anos, nunca eu pensei que estaria cá tanto tempo, e para mim, não faz mais sentido continuar. Tudo o que começa a ser forçado é o primeiro indício de que tem que acabar. E acaba. Só me resta agradecer a todos os que gostaram de aqui estar, e agredeço também aos que não gostaram - Como na morte, a despedida deve ser sempre camuflada pelo sentimento nobre. Obrigado a todos e encontramo-nos por aí!

Sexta-feira 13

É engraçado constatar que a maioria das pessoas não é supersticiosa: “Eu não acredito nada nessas coisas” Hoje é sexta-feira 13 e foram poucas as pessoas, emigradas em Angola, que arriscaram marcar a viagem para ir de férias neste dia. Por curiosidade, ontem fiz Check in de um colega corajoso que ia viajar precisamente hoje. Todas as filas já estavam praticamente ocupadas, menos a fila 13 ! Realmente era demasiado macabro ir numa sexta-feira 13 e ainda por cima ter a coragem de marcar a viagem na fila 13. Nem uma unica pessoa tinha marcado lugar nesta fila. Como se desse azar. Tem toda a lógica. Todas as outras filas vão viajar tranquilamente, mas a 13 não vai ter descanso. Eu sinceramente também não acredito nessas coisas. Ser ou não ser sexta-feira 13 é-me completamente indiferente. Dá-me é azar, mas de resto…

OLÉ