Avançar para o conteúdo principal

Chineses

Chineses
Povo que nos merece toda a atenção e principalmente preocupação.
Esta gente, como se sabe, está em todo o lado.
Não admira, visto que são cerca de 1.450 milhões de pessoas.
A reconstrução de Angola, tem na China um grande aliado. Os estádios para o Can, assim como centenas e centenas de construções são executados por este povo.
Ao contrário do resto dos emigrantes que por aqui fazem pela vida, os Chineses são um povo que se adapta a tudo.
Trabalham de segunda a segunda e de sol a sol. Não existem feriados, não existem dias de descanso. Na vida desta gente, só existe a palavra TRABALHO.
Na maioria dos casos, dormem na obras. Contentores, com cobertura de chapa e sem qualquer ar condicionado ou privilégio semelhante. Se for preciso também podem dormir em qualquer esquina ou canto que esteja desabitado.
Estão 3 anos, sim leram bem, 3 ANOS sem ir ao País de origem.
Normalmente esta gente não adoece. Tomam um tipo de chá, com um cheiro estranho e um sabor ainda pior, que lhes serve de remédio para tudo. Qualquer cancro no Pâncreas, ou tumor maligno que tenha a infelicidade de atingir esta gente, é curado com este liquido milagroso.
O Chinês não se queixa. Só se for por falta de trabalho. Já os vi muitas vezes a queixarem-se por falta de material ou outra condicionante qualquer que os impeça de trabalhar. Nisto são muito parecidos comigo.
Os Chineses são conhecidos, mundialmente (assim pensava eu ), pelas imitações. Fazem cópias iguais, entenda-se “iguais” na parte estética, de qualquer marca reconhecida internacionalmente.
Qualquer telemóvel da Apple ou computador da Toshiba, estes meninos são capazes de recriar.
Digo isto, só para elucidar o povo Angolano: Não é a Apple que não presta, ou a Toshiba que não percebe nada de computadores.
O problema é mesmo os Chineses.
Esses meninos é que inventam muito.
Aconselho-vos vivamente a comprarem as Marcas que são realmente da Marca e não Marcas que são da Marca, mas que da própria Marca não têm nada.
Este texto não nasce ao acaso.
A empresa onde trabalho, achou por bem, que não seria má ideia ter gente que só chama “Domingo” ao Domingo porque assim o pronunciamos. Para eles o Domingo até tem menos uma letra que Segunda 平成年月秒, e só não é igual a terça pelo simples facto de ser 2 dias antes. Não sei se me faço entender?
Bom isto para dizer que em cada final do mês, quando a empresa tem que contabilizar o trabalho feito pelos Chineses e proceder ao respectivo pagamento, tem de haver de parte a parte um entendimento em relação à quantidade de trabalho efectuado.
Ora bem, eu não falo chinês e o Português já me custa um bocadinho. Eles não entendem Português e o Chinês, pela cara deles, também acredito que não o dominem completamente.
Então enviaram-me este Auto de trabalhos. Que é nada mais, nada menos do que a contabilização do trabalho efectuado.




Não sei se preciso explicar alguma coisa ?

Comentários

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

CURTA METRAGEM - TRAILER

Aqui fica o Trailer da próxima Curta-metragem. A estreia está para breve e somente condicionada por verbas em falta de patrocinadores. Esperemos que honrem os seus compromissos e que possamos finalizar esta Curta Metragem. Espero que gostem. http://seguesoma.blogspot.com/

Não tem outro nome, é: FUTEBOL!

Sei que é um tema que não interessa a muita gente, mas tenho que confessar: Sou um amante do futebol. E ser um amante do futebol não é só ver 22 malucos atrás de uma bola. Há muitas coisas, para além desta adjectivação, que me fascinam neste grande modalidade. Como por exemplo: - As altas pressões que aqueles atletas, com pouca experiência de vida, são sujeitos. Com estádios cheios e almas carentes de descarregar as suas energias negativas; - O estudo exaustivo e obrigatório da equipa adversária e a consequente estratégia de “batalha” que implementam para ganhar a “guerra”; - A capacidade de liderança dos treinadores que são obrigados a se desmultiplicarem, cada vez mais, para serem competentes: Líderes, amigos, conselheiros, gestores de uma imensidão de recursos humanos, estrategas, comunicadores, etc etc - A dança maravilhosa e hipnotizadora de cada equipa, para quem tem o privilégio de ver um jogo no estádio; - A euforia do golo; - A paixão, inquestionável, de um adepto; - As confer

VAMOS ABATER PESSOAS?

Q uase 12 mil cães e gatos foram abatidos durante o ano de 2017. Acho interessante esta medida de forma a controlar estes animais vadios ou, e sendo mais justo para com eles, que foram abandonados. Tenho pena que esta medida não possa transitar para outros patamares. Todos sabemos que existem umas quantas pessoas que mereciam falecer, e esperar que lhes aconteça algum acidente ou que apanhem uma doença fulminante não é de todo motivador para todos nós. Por isso termos a hipótese de por fim à vida a quem nos incomoda parece-me genial. Poderíamos começar pelas, e dando a primazia a quem foi o rastilho e principiou este projecto, criaturas que se fartaram de ter os seus animais de estimação e resolveram esta equação de uma forma muito simples: pô-los fora de casa para que aprendessem como a vida é complicada quando temos alguém com consciência e que tem a bondade de nos ensinar que afinal a vida não é só comer, dormir e passear. Estes seriam, e com todo o mérito, os primeiros da lista.