Avançar para o conteúdo principal

Cantinho da Filologia ou para quem quiser da Etimologia

Acabo de inaugurar um espaço, que essencialmente se baseia na semântica e fonética das palavras.
Será nada mais, nada menos, do que uma breve dissertação sobre a origem das palavras.
A necessidade de criar este espaço surgiu pelo simples facto de haver uma lacuna muito grande na Internet sobre este tema.
Enquanto deambulava entre os sites de “A bola”, “Sexo na banheira” ou “Amanhã há conquilhas”, apercebi-me que existe um vazio e até um desrespeito, no que à gramática diz respeito.
Nasce assim esta forma pioneira, de dar um lugar de destaque à língua de Camões, neste que é um dos sites mais visitados do cyber espaço.
Para começar, nada melhor do que a palavra “MALUCO”.
Esta palavra, tem origem nas ilhas “Molucas” da Indonésia. Em consequência da impressão que os malukos, habitantes daquelas ilhas, teriam causado aos portugueses pela acção sangrenta e prolongada durante os conflitos de 1570.
Só não concluo este maravilhoso texto, porque não faz sentido concluir uma coisa que acaba de nascer agora.
Por isso…

Comentários

  1. Fiquei a pensar, e depois desse Post profundo, tenho uma dúvida...
    Sendo um gajo que nasceu no Senegal, um senegalês, não seria lógico que um gajo nascido na Turquia fosse um Torquês

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

É desta!

É verdade, chegou ao fim e será para todos nós um grande alívio. Este Blogue começou em Angola, pelo facto de estar longe da minha terra e pela necessidade de exprimir o que me ia na alma. Já se passaram 4 anos, nunca eu pensei que estaria cá tanto tempo, e para mim, não faz mais sentido continuar. Tudo o que começa a ser forçado é o primeiro indício de que tem que acabar. E acaba. Só me resta agradecer a todos os que gostaram de aqui estar, e agredeço também aos que não gostaram - Como na morte, a despedida deve ser sempre camuflada pelo sentimento nobre. Obrigado a todos e encontramo-nos por aí!

Sexta-feira 13

É engraçado constatar que a maioria das pessoas não é supersticiosa: “Eu não acredito nada nessas coisas” Hoje é sexta-feira 13 e foram poucas as pessoas, emigradas em Angola, que arriscaram marcar a viagem para ir de férias neste dia. Por curiosidade, ontem fiz Check in de um colega corajoso que ia viajar precisamente hoje. Todas as filas já estavam praticamente ocupadas, menos a fila 13 ! Realmente era demasiado macabro ir numa sexta-feira 13 e ainda por cima ter a coragem de marcar a viagem na fila 13. Nem uma unica pessoa tinha marcado lugar nesta fila. Como se desse azar. Tem toda a lógica. Todas as outras filas vão viajar tranquilamente, mas a 13 não vai ter descanso. Eu sinceramente também não acredito nessas coisas. Ser ou não ser sexta-feira 13 é-me completamente indiferente. Dá-me é azar, mas de resto…

OLÉ