Avançar para o conteúdo principal

10 MANEIRAS DE GANHAR TEMPO

Daí a 5 minutos ia-me encontrar com uma pessoa idosa. Desejaria que fosse rápida a conversa para me despachar e ir à minha vida. Quando o vejo ao longe a cambalear, barba mal feita, com sérias dificuldades em se locomover, pescoço torto e parecia que vinha perdido. Ele estava no lar já há alguns anos e aquele ar de quem não sabe onde está agoniou-me. Finalmente chegou ao pé de mim e pediu-me a única coisa que eu não lhe queria dar: tempo. Pegou-me no braço e obrigou-me a sentar e foi direito ao assunto como um relâmpago num dia de céu limpo – já tiveste alguém próximo que se suicidou?
Eu disse que sim e não querendo muito desenvolver o tema até porque ainda estava agarrado ao “meu tempo” que me estava a ser roubado. O senhor baixou a cabeça e começou a explicar que já tinha perdido alguns alunos por se terem suicidado e o que mais o angustiava era o facto de não ter a certeza que tinha feito de tudo para que isso não acontecesse. De não ter previsto e mais dramático ainda, nem sequer ter desconfiado. A relação de um professor/alunos, explicava-me ele, é das mais importantes que teve na vida. Para além das inúmeras matérias que era obrigado a despejar, e muitas delas que não lhe faziam o mínimo sentido, sempre teve o cuidado de dar tempo ao aluno para falar, para dar a sua opinião, para ele próprio se ouvir. Ainda assim o seu maior crime foi de não ter conseguido dar esperança a esses jovens.
- Que lhes deixamos como visão? O que lhes oferecemos como perspectiva de futuro? Esperança é preciso para todos - continuou ele –principalmente para pessoas com a minha idade. Os meus melhores alunos não foram para a política. A política tornou-se um refúgio dos medíocres. Os melhores alimentam-se, nos dias de hoje, por dinheiro. E eles não precisam de roubar porque têm a inteligência para a influenciar os outros a entregarem-lhes de livre vontade. Claramente este não é o caminho mas nunca tive a magnitude de o poder explicar.
Quando eu fiquei com a disponibilidade de ficar ali a tarde toda levantou-se e pediu-me desculpa por ter tomado o meu precioso tempo.

Comentários

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

VAMOS ABATER PESSOAS?

Q uase 12 mil cães e gatos foram abatidos durante o ano de 2017. Acho interessante esta medida de forma a controlar estes animais vadios ou, e sendo mais justo para com eles, que foram abandonados. Tenho pena que esta medida não possa transitar para outros patamares. Todos sabemos que existem umas quantas pessoas que mereciam falecer, e esperar que lhes aconteça algum acidente ou que apanhem uma doença fulminante não é de todo motivador para todos nós. Por isso termos a hipótese de por fim à vida a quem nos incomoda parece-me genial. Poderíamos começar pelas, e dando a primazia a quem foi o rastilho e principiou este projecto, criaturas que se fartaram de ter os seus animais de estimação e resolveram esta equação de uma forma muito simples: pô-los fora de casa para que aprendessem como a vida é complicada quando temos alguém com consciência e que tem a bondade de nos ensinar que afinal a vida não é só comer, dormir e passear. Estes seriam, e com todo o mérito, os primeiros da lista.

CURTA METRAGEM - TRAILER

Aqui fica o Trailer da próxima Curta-metragem. A estreia está para breve e somente condicionada por verbas em falta de patrocinadores. Esperemos que honrem os seus compromissos e que possamos finalizar esta Curta Metragem. Espero que gostem. http://seguesoma.blogspot.com/