Tomatada é dos pratos alentejanos que eu mais gosto. Existe, que eu conheça, duas maneiras de fazer tomatada:
1ª ) Um refogado com cebola e alho, de seguida o tomate maduro, de preferência provenientes de uma horta confiável, e por fim os ovos cuidadosamente colocados para ficarem escalfados.
2ª) Tudo igual exepto os ovos. Aqui eles são misturados com a dita tomatada.
Se me perguntassem, eu diria que prefiro a 1ª opcção. Pelo simples motivo de gostar muito pouco de misturadas, neste caso de alimentos, e assim posso disfrutar do belo ovo escalfado à parte e separadamente.
Falando de outro tipo de tomatadas, hoje é um triste dia para o meu Cão (Migalhas). Vai ser castrado passados 4 anos de existência e sem sequer ter tido relações com cães do sexo oposto. Sim, houve uma situação infeliz, na casa de um amigo meu, em que o Migalhas se atirou com unhas e dentes ao pobre Darth Vader e não fosse uma “chinelada” na hora exacta evitando que outros, da mesma espécie, que por ali andavam vissem aquele abuso de desespero sexual e poderíamos hoje ter um sério caso de Bullying - O Darth Vader enxovalhado, pelo mundo canídeo, e isso, sejamos realistas, seria um problema para qualquer galáxia. Antes que os Profetas, que nem sequer têm nenhum animal de estimação, saltem das cadeiras em defesa dos tomates do Migalhas queria-vos dizer que esta fatalidade é inevitável. Não é qualquer capricho meu querendo ser o único lá em casa com testículos. Se bem que, e em primeira mão vos digo, com mais um elemento feminino a caminho, começa a ser, de todo, prudente ter quaisquer pendurezas afastadas do meu núcleo familiar.