Avançar para o conteúdo principal

JAVARDICE SOCIAL

Antes de irem de férias já o anúncio tinha sido feito. Dali a 3 dias estariam a caminho de Londres. Todos sabiam disto, não haveria motivo para tanto espanto. Quando faltavam 2 dias o lembrete foi acionado de novo: “Faltam dois dias para ir de férias!” Acho que neste segundo aviso tiveram 34 gostos. No dia a seguir, finalmente, o casal com 4 filhos ia de férias. O dia foi passando e, confesso, que eu fiquei na dúvida se alguma coisa tinha corrido mal. De 5 em 5 minutos eu ia atualizando a página do Facebook para ver se havia novidades. Até partilhei com a Natalie a minha preocupação em relação a esta família. Admito que na vida real eu mal os conheço, embora os País do Manuel sejam meus vizinhos, mas sei mais da vida deles do que eu próprio queria, o que parece impossível para um curioso por natureza como eu sou. Juro. Eu ficava horas à janela para tentar perceber o que é que a filha mais nova da Deolinda andava a fazer com 2 rapazes atrás do barracão. Mas finalmente veio a noticia, não do que é que a Deolinda andava a fazer, mas desta família: “Estamos prontos para o embarque” Era o título de uma fotografia onde estavam os seis! O dia ainda conseguiu carimbar mais um marco histórico, a chegada, já tardia, a Londres! Tinham chegado há momentos e estava tudo bem. Só assim consegui pregar olho. Já sabia que tinham chegado bem. Uma pessoa, hoje em dia, nunca está descansada com tantas notícias de atentados. Os dias seguintes foram do mais elucidativo que se possa imaginar. Se houvesse um crime naquelas redondezas teríamos a certeza absoluta que não tinha sido ninguém desta família: “Acordamos agora com o céu nublado” a fotografia mostrava ainda o marido sentado na cama virado para a janela do quarto de hotel. Mais uns minutos e estavam a tomar o pequeno-almoço no café Blimond “ Aqui também se comem tostas mistas!” Para os mais distraídos é preciso explicar que noutros Países da Europa também têm por hábito por fiambre e queixo entre duas fatias de pão e espalmá-las com duas placas aquecidas que em inglês se chama “toaster”. O dia pareceu-me que foi brilhante. Só não cheguei a perceber uma ínfima parte do dia, entre as 16:34 e as 16:36, que julgo eu que coincide com a ida do Manuel à casa de banho, devido às 4 cervejas que bebeu, no PUB PULL. No dia a seguir as coisas não podiam estar a correr melhor. Já havia selfies com as míticas cabines telefónicas: “Alô meu amigos, estamos em Londres!” Divinal o apontamento que acompanhava a fotografia. Dali a instantes decidi eu próprio seguir a minha vida e fui comprar um gelado a um café próximo de onde eu vivo. Por coincidência, ou não, encontrei os Pais do Manuel ao balcão do café preocupadíssimos que não tinham notícias do filho e dos seus 4 netos. Poderia não ter dito nada, mas achei por bem descansar o pobre coração daqueles Pais e Avós. Vocês têm a tarde livre? Então vejam aqui comigo como é que estão a correr as férias da vossa família!

TEXTOS QUE ME ENTRISTECEM

CURTA METRAGEM - TRAILER

Aqui fica o Trailer da próxima Curta-metragem. A estreia está para breve e somente condicionada por verbas em falta de patrocinadores. Esperemos que honrem os seus compromissos e que possamos finalizar esta Curta Metragem. Espero que gostem. http://seguesoma.blogspot.com/

Não tem outro nome, é: FUTEBOL!

Sei que é um tema que não interessa a muita gente, mas tenho que confessar: Sou um amante do futebol. E ser um amante do futebol não é só ver 22 malucos atrás de uma bola. Há muitas coisas, para além desta adjectivação, que me fascinam neste grande modalidade. Como por exemplo: - As altas pressões que aqueles atletas, com pouca experiência de vida, são sujeitos. Com estádios cheios e almas carentes de descarregar as suas energias negativas; - O estudo exaustivo e obrigatório da equipa adversária e a consequente estratégia de “batalha” que implementam para ganhar a “guerra”; - A capacidade de liderança dos treinadores que são obrigados a se desmultiplicarem, cada vez mais, para serem competentes: Líderes, amigos, conselheiros, gestores de uma imensidão de recursos humanos, estrategas, comunicadores, etc etc - A dança maravilhosa e hipnotizadora de cada equipa, para quem tem o privilégio de ver um jogo no estádio; - A euforia do golo; - A paixão, inquestionável, de um adepto; - As confer

VAMOS ABATER PESSOAS?

Q uase 12 mil cães e gatos foram abatidos durante o ano de 2017. Acho interessante esta medida de forma a controlar estes animais vadios ou, e sendo mais justo para com eles, que foram abandonados. Tenho pena que esta medida não possa transitar para outros patamares. Todos sabemos que existem umas quantas pessoas que mereciam falecer, e esperar que lhes aconteça algum acidente ou que apanhem uma doença fulminante não é de todo motivador para todos nós. Por isso termos a hipótese de por fim à vida a quem nos incomoda parece-me genial. Poderíamos começar pelas, e dando a primazia a quem foi o rastilho e principiou este projecto, criaturas que se fartaram de ter os seus animais de estimação e resolveram esta equação de uma forma muito simples: pô-los fora de casa para que aprendessem como a vida é complicada quando temos alguém com consciência e que tem a bondade de nos ensinar que afinal a vida não é só comer, dormir e passear. Estes seriam, e com todo o mérito, os primeiros da lista.